Roteiro: primavera em Madrid

retiro_rosaleda
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

A primavera é a estação mais esperada em Madrid. Foi ainda mais neste ano, depois de um inverno chuvoso e que se recusava a ir embora. Acho bem gostoso acompanhar as transformações da cidade com a chegada de uma nova estação. É impressionante como o humor e a disposição dos madrilenhos mudam a partir de abril. Os dias por aqui já estão bem mais quentes e longos – o sol tem se posto por volta das 21h30 atualmente.

Se você tem dúvida de quando vir a Madrid, saiba que abril e maio são meses deliciosos. E, se eu tivesse que escolher apenas um, indicaria maio, quando a cidade se enche de festas de ruas e shows ao ar livre. Junho já começa a ficar com cara de verão, mas ainda é um bom mês para passear por Madrid e curtir seus dias de sol.

Roteiro: inverno em Madrid

Terrazas

img_9631
Terraza do El Viajero (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

No roteiro de inverno eu contei que as terrazas perdem protagonismo para as chocolaterias e os cafés nos meses frios. Agora, com dias mais coloridos e quentes, todas as atividades ao ar livre ganham destaque, principalmente as que incluem comes e bebes.

Em Madrid há 4.876 terrazas de bares y restaurantes – três vezes mais do que havia em 2009. Opções não faltam, inclusive nas alturas. Algumas têm vistas lindas e são disputadíssimas durante o pôr do sol.

La Latina, bairro central e boêmio, tem duas das terrazas favoritas da cidade: a do restaurante El Viajero e a do hostel The Hat, ambas no último andar dos edifícios. No centrão, há dois clássicos: a Azotea del Círculo de Bellas Artes e a Terraza de Cibeles, no último andar do Palácio de Cibeles.

vinccithemint
Terraza do Vincci The Mint (site oficial)

Ali pertinho, na altura da Gran Vía, você encontra um monte de terrazas bacanas de hotéis, a maioria aberta para o público em geral. Destaco The Mint Roof, do divertido hotel Vincci The Mint, na Gran Vía.

A poucos metros do Palácio Real, na Calle Bailén, está uma das terrazas com vistas mais bonitas de Madrid. Se chama Las Vistillas e é a terraza do restaurante El Ventorillo, de onde você pode ver a Catedral de la Almudena. Numa caminhada de aproximadamente 20 minutos dali você chega à terraza do Café del Río, em frente ao parque Madrid Río. Uma delícia também!

vistillas
Terraza Las Vistillas (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Volta a Casa Corona, jardim secreto de Madrid

Parques

img_9823
Retiro (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Madrid tem muitos parques: alguns bem centrais, como El Retiro, e outros mais afastados, como El Capricho, que abre apenas aos sábados, domingos e feriados. Os dois são lindos e imperdíveis.

Um dos parques madrilenhos que mais gosto é recente. Construído às margens do Rio Manzanares, o Parque Madrid Río abriu definitivamente em 2011 numa área que era antes ocupada pela rodovia M-30. Tem vários quilômetros de extensão e é ideal para uma tarde de primavera.

img_9822
Templo de Debod (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Já o Templo de Debod fica dentro do Parque del Cuartel de la Montaña, pertinho da Plaza de España. O monumento está fechado para visita atualmente, mas a atração mesmo é a parte de fora. Por ali você vai curtir o pôr do sol mais deslumbrante e disputado da capital.

img_9730
Cerro del Tío Pío (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Outro pôr do sol lindo, mas bem menos explorado pelos turistas, fica em Puente de Vallecas. Do Cerro del Tío Pío, mais conhecido como Parque de las siete tetas, é possível ver boa parte da cidade e de seus edifícios emblemáticos.

ba12cd29-ff5b-4a80-b4e7-f73b372c4568
Rosaleda do Retiro (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Se você estiver por aqui um pouquinho antes da primavera, no início de março, visite as lindas amendoeiras do parque Quinta de los Molinos, que se cobrem de pequenas flores brancas e rosas para receber a nova estação. Já as rosaledas dos parques são um passeio encantador em maio e junho, quando se enchem de diferentes flores. Destaco a rosaleda do Parque del Oeste e a rosaleda do Parque del Retiro.

Azul da cor do céu de Madrid

Festas de rua

sanisidro1
Chulapos na festa de San Isidro (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Maio é um mês dominado por festas de rua desde o seu início. Em 2 de maio, quando se comemora o Día de la Comunidad de Madrid, tem um monte de evento legal em Malasaña. Mas nada se compara aos cinco dias de festas em homenagem a San Isidro, o padroeiro de Madrid.

Para celebrar, a capital ganha barraquinhas com comes e bebes, shows, danças, procissões, queima de fogos, tudo ao ar livre e em vários cantos da cidade. Em 2018, os eventos foram de 11 a 15 de maio. E o melhor: o clima em maio costuma ser agradável, com dias de sol e céu azul.

Em junho tem mais! Desta vez na Calle del Pez, Malasaña recebe outra animada festa de rua – em homenagem a Santo Antonio.

Fiestas de San Isidro 2018

Bicicleta

lrg_dsc01281
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Primavera combina com bicicleta e Madrid está a cada ano mais ciclista. Em 2014 a capital ganhou uma frota de mais de 2 mil bicicletas distribuídas em 165 estações – uma a cada 300 metros (saiba mais). E o número de usuários só cresce. Se você for ao Retiro, por exemplo, pode alugar a sua bicicleta na entrada principal do parque, em frente à imponente Puerta de Alcalá.

5942d4d3-7a3f-4dc6-b9bd-e9de009e4372
Ofo (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

A vantagem da bicicleta pública (BiciMAD) é que ela é elétrica e, por isso, bem mais fácil de conduzir. Mas há alternativas. Quem mora em Madrid já deve ter reparado na bicicleta amarela que invadiu a cidade nos últimos meses. É a Ofo, bici compartilhada que funciona por aplicativo. É só pegar, usar e deixar onde quiser – não precisa colocar numa estação.

Madrid ainda não é a cidade ideal para andar de bicicleta. Em geral, você vai ter que dividir espaço com os carros, embora seja comum a pista da direita dar preferência aos ciclistas. O fato é que já houve bons avanços de 2014 para cá. E vem mais: a Gran Vía, avenida mais importante da capital, está em obras e vai priorizar ciclistas e pedestres a partir do fim deste ano. Não vejo a hora! =)

b70631df-4263-45b0-a51a-4182487e4977
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

7 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.