Cada estação tem suas características definidas em Madrid e as transformações são logo sentidas. O verão é bem quente e seco, enquanto o inverno não é tão rigoroso como nas cidades europeias mais ao norte, mas é frio para o padrão brasileiro. Se você me perguntar quando é a melhor época para vir à capital, eu respondo sem hesitar: primavera ou outono, especialmente em abril, maio, junho, setembro, outubro ou novembro.
Abril

É impressionante como o humor e a energia dos madrilenhos mudam no início de abril, quando o frio se despede depois de um longo inverno (que persiste nas últimas semanas de março). A primavera é a estação mais esperada e festejada por aqui. Os parques ficam cheios e parece que ninguém quer mais parar em casa. O tempo costuma ser agradável, nem quente nem frio (mais para friozinho).
Roteiro de primavera em Madrid
Maio

Os dias ficam mais longos e um pouco mais quentes em Madrid, sempre com um sol gostoso. Maio é dominado por festas de rua, festivais de música e feriados. Destaque para as celebrações em homenagem a San Isidro, o padroeiro de Madrid, em vários pontos da cidade. Acho que é o mês que eu mais curto por aqui.
Festas de San Isidro em Madrid
Junho

O fim de primavera costuma ser quente, então sugiro que você venha no início de junho. Madrid já começa a ficar com cara de verão, com terrazas sempre lotadas e alguns eventos que rolam apenas nos meses de calor, como a Casa Corona. Aproveite para passear no centro quando o sol se põe, por volta das 21h40, e fica mais fresquinho.
Volta a Casa Corona, jardim secreto de Madrid
Setembro

As primeiras semanas ainda são de verão, mas o calorão começa a dar uma trégua. Depois de temperaturas bem altas e um clima absurdamente seco por quase três meses, o outono traz alívio e dias mais agradáveis. O mês marca o recomeço do ano, já que as férias grandes acontecem em junho, julho e agosto e muitos madrilenhos viajam neste período. A vida volta ao normal e a cidade fica cheia e agitada de novo em setembro, quando recomeça também a temporada de futebol.
Dois começos de ano e outras curiosidades sobre Madrid
Outubro

Já dá para sentir, desde o início do mês, a presença do outono, com dias mais frios e folhas cobrindo as ruas e os parques (aliás, são muitos por aqui). Esta foto é de Aranjuez, cidade a 40 minutos de Madrid por trem e um passeio imperdível no outono. Outubro é um mês cheio de eventos animados, como o Beermad e o Tapapiés, um tradicional concurso de tapas em Lavapiés – bairro mais multicultural de Madrid.
Novembro

Madrid já começa a ficar com cara de inverno e escurece mais cedo (o sol se põe umas 18h), embora o frio ainda não assuste. Novembro chega com programas legais, como o Festival Internacional de Jazz. No fim do mês, a capital entra no clima de Natal e acende suas luzes de decoração pela cidade. A árvore da Puerta del Sol é sempre muito esperada. Madrid fica ainda mais bonita e cheia de turistas.
4 comentários Adicione o seu