Qual é a melhor época para vir a Madrid?

madridturismo_logo
Logo oficial do turismo de Madrid

Cada estação em Madrid tem suas características definidas e as transformações são logo sentidas por aqui. O verão é bem quente e seco, enquanto o inverno não é tão rigoroso como em outras cidades europeias, mas é frio para o padrão brasileiro. Se você me perguntar quando é a melhor época para vir à capital, eu respondo sem hesitar: primavera ou outono, especialmente em abril, maio, junho, setembro, outubro ou novembro.

Abril

img_9370
Parque Atenas (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

É impressionante como o humor e a energia dos madrilenhos mudam no início de abril, quando o frio se despede depois de um longo inverno (que persiste nas últimas semanas de março). A primavera é, sem dúvida, a estação mais esperada e festejada por aqui. Os parques ficam cheios e parece que ninguém quer mais parar em casa. O tempo costuma ser agradável, nem quente nem frio (mais para friozinho).

Roteiro de primavera em Madrid

Maio

sanisidro1
Chulapos em San Isidro (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Os dias ficam mais longos e um pouco mais quentes, sempre com um sol gostoso. Maio é um mês dominado por festas de rua, festivais de música e feriados. Destaque para as celebrações em homenagem a San Isidro, o padroeiro de Madrid, em vários pontos da cidade. É uma das épocas que eu mais curto por aqui.

Festas de San Isidro em Madrid

Junho

corona2
Casa Corona (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

O fim de primavera costuma ser quente, então sugiro que você venha no início de junho. Madrid já começa a ficar com cara de verão, com terrazas sempre lotadas e alguns eventos que rolam apenas nos meses de calor, como a Casa Corona. Aproveite para passear no centro quando o sol se põe, por volta das 21h40, e fica mais fresquinho.

Volta a Casa Corona, jardim secreto de Madrid

Setembro

img_1941
Vicente Calderón, antigo estádio do Atlético (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

As primeiras semanas ainda são de verão, mas o calorão começa a dar uma trégua. Depois de temperaturas bem altas e um clima absurdamente seco por quase três meses, o outono traz alívio e dias mais agradáveis. O mês marca o recomeço do ano, já que as férias grandes acontecem em junho, julho e agosto e muitos madrilenhos viajam neste período. A vida volta ao normal e a cidade fica cheia e agitada de novo em setembro, quando recomeça também a temporada de futebol.

Dois começos de ano e outras curiosidades sobre Madrid

Outubro

img_6547
Aranjuez (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Já dá para sentir, desde o início do mês, a presença do outono, com dias mais frios e folhas cobrindo os parques (aliás, são muitos por aqui). Esta foto é de Aranjuez, cidade a 40 minutos de Madrid por trem e um passeio imperdível no outono. Outubro é um mês cheio de eventos animados, como o Beermad e o Tapapiés, um tradicional concurso de tapas em Lavapiés – bairro mais multicultural de Madrid.

Roteiro de outono em Madrid

Novembro

img_7091
Puerta del Sol (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Madrid já começa a ficar com cara de inverno e escurece mais cedo (o sol se põe umas 18h), embora o frio ainda não assuste. Novembro chega com programas legais, como o Festival Internacional de Jazz. No fim do mês, a capital entra no clima de Natal e acende suas luzes de decoração pela cidade. A árvore da Puerta del Sol é sempre muito esperada. Madrid fica ainda mais bonita e cheia de turistas.

Tradições de Natal e Réveillon em Madrid

 

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.