Top 10 Madrid: atrações imperdíveis

img_9822
Templo de Debod (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Costumo escrever no blog que toda semana tem alguma novidade em Madrid – e não é exagero. Então o que fazer numa viagem rápida? Como qualquer destino, a capital tem seus clássicos que não podem faltar no roteiro. Com dor no coração por deixar um monte de programa legal fora do post, selecionei dez atrações imperdíveis para uma primeira visita a Madrid – misturando os clássicos com algumas novidades.

Roteiro de dois dias no centro de Madrid

Matadero Madrid

O Matadero leva este nome porque foi de fato um matadouro e mercado de gado durante parte do século XX. Hoje em dia abriga salas de exposições, oficinas, filmes e muito mais. No verão tem sempre shows ao ar livre. A entrada é gratuita, embora algumas atividades sejam pagas. Eu nunca paguei nada por lá, com exceção da cerveja pós-arte, então dá para aproveitar bastante sem gastar um euro. Metrô Legazpi.

Legazpi está na moda e cheio de novidades

img_9704
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Templo de Debod

Presente do Egito para a Espanha, o Templo abriga o pôr do sol mais fotogênico de Madrid. Pode ir com a câmera na mão que é garantia de sucesso. O monumento está fechado para visita atualmente, mas a atração mesmo é a parte de fora e o seu visual deslumbrante. Metrô Ventura Rodríguez ou Plaza de España.

Dez lugares para fotografar Madrid

img_4440
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Gran Vía

granvia_metro
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Cartão-postal de Madrid, a centenária avenida mantém sua arquitetura original, com edifícios imponentes e bem conservados. Por lá, você vai encontrar uma infinidade de lojas, restaurantes (mais cafés e lanchonetes, na verdade) e hotéis, muitos deles com bares na cobertura abertos para o público em geral. Metrô Banco de España, Gran Vía, Callao ou Plaza de España.

Gran Vía: história e renovação

Parque del Retiro

Querido por turistas e locais, o Retiro é o preferido por aqui para dar aquela relaxada na grama, principalmente durante a siesta. O parque é enorme e vale a caminhada para descobrir seus segredos e encantos, como o palácio de cristal e a rosaleda (maio e junho são os melhores meses para curtir as flores). A entrada principal fica em frente à imponente Puerta de Alcalá. Metrô Retiro ou Ibiza.

Roteiro: primavera em Madrid

img_8033
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Paseo del arte

reinasofia1
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Madrid reúne algumas das coleções de arte mais diversificadas e relevantes do mundo. O Paseo del arte ou Triángulo del arte abriga três museus incríveis, Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofía (foto), e espaços culturais interessantes. O trajeto de um para o outro é curto e dá para visitar tudo num dia só.

Se for o caso, vale a pena comprar o abono Paseo del Arte. Custa 29,60 euros e é vendido pelos três museus (nos sites oficiais e nas bilheterias). Comprando o cartão você vai ter um desconto de 20% sobre as tarifas e o direito de visitar as três coleções permanentes no prazo de um ano. Metrô Atocha ou Banco de España.

Roteiro: Paseo del Arte

Puerta del Sol

cropped-urso_blog.jpg
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Fica no coração de Madrid, onde turistas do mundo todo se esbarram com suas câmeras e sacolas de compras. Por lá acontece de tudo, como manifestações políticas (não só de espanhóis) e festas do orgulho gay. Além disso, tem o réveillon mais famoso e lotado da Espanha – transmitido ao vivo para todo o país.

Tradições de Natal e Réveillon em Madrid

No Sol você encontra a famosa estátua do urso (há quem jure se tratar de uma ursa), El oso y el madroño, tradicional ponto de encontro há 50 anos; o relógio da Real Casa de Correos (sede da Comunidade de Madrid), que comanda as 12 badaladas na virada do ano; a placa do quilômetro zero, origem das estradas nacionais que partem de Madrid; a propaganda em neon do Tío Pepe e outros pontos emblemáticos da capital. Metrô Sol.

Conexão em Madrid: o que visitar nas horas livres

Plaza Mayor

plazamayor
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

A praça mais famosa da Espanha completou 400 anos. É um dos ícones de Madrid e o lugar mais fotografado da cidade atualmente. Muitos visitantes começam seus roteiros por lá. Embora seja muito turística, faz parte da história dos madrilenhos, que costumam frequentar a praça desde a infância. Rola até casamento na Plaza Mayor.

Se estiver com fome ou querendo tomar algo, ande alguns poucos minutos até o Mercado de San Miguel. Metrô Sol, Tirso de Molina ou La Latina.

Quatro roteiros de Madrid

Palácio Real

Construído entre 1738 e 1759, é o maior palácio da Europa (Versalhes tem mais espaço se contar os jardins). Fica em frente à bonita Plaza del Oriente e bem pertinho da Catedral de la Almudena. Vale a pena passar por lá durante o pôr do sol, quando o céu ganha cores incríveis enquanto o sol se esconde na lateral do palácio. Para informações sobre visita, clique neste link. Metrô Opera.

Azul da cor do céu de Madrid

Joana Tiso / Entre tapas y cañas

La Latina

A região é ótima para percorrer a pé, curtindo suas ruelas medievais, suas praças, seus edifícios antigos e cheios de história… Reduto da boemia em Madrid, La Latina abriga uma quantidade impressionante de bares e terrazas (eu adoro a do El Viajero, que aparece na foto abaixo). Não há lugar melhor para sair de tapas y cañas, principalmente na Cava Baja. Metrô La Latina.

La Latina é história e boemia

img_9631
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Lavapiés

Fica pertinho de La Latina, então você pode emendar um passeio no outro. Lavapiés acolhe imigrantes de todos os continentes. Para você ter uma ideia, ao menos 88 nacionalidades convivem no bairro, que está na moda e tem alguns programas bem legais, como os espaços culturais La Tabacalera (foto) e La Casa Encendida e os bares e cafés da Calle Argumosa. Metrô Lavapiés.

Lavapiés: arte, política e boemia no bairro mais multicultural

Joana Tiso / Entre tapas y cañas

5 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.