Lavapiés: arte, política e boemia no bairro multicultural de Madrid

img_7992
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Num momento em que países e capitais da Europa fecham a cara para imigrantes, Madrid está mais multicultural e inclusiva do que nunca. Repare no cartaz de boas-vindas aos refugiados pendurado na entrada principal do Palacio de Cibeles, sede da prefeitura (atualmente em obra). Para quem vem a Madrid e quer explorar sua pluralidade, sugiro um passeio a pé por Lavapiés, que acolhe imigrantes de todos os cantos.

Segundo o Instituto de Estadística de la Comunidad de Madrid, ao menos 88 nacionalidades convivem no inquieto e vibrante bairro, com destaque para países de África, América do Sul e Ásia. São aproximadamente 10 mil estrangeiros por ali.

img_2973
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

O bairro, que já foi rejeitado pelos madrilenhos, hoje está na moda. Muito se fala sobre gentrificación – processo de revitalização de uma região que acaba afastando antigos moradores por conta dos novos preços. Lavapiés passa por esse fenômeno, é fato, mas sem perder suas tradições nem abrir mão de suas características mais fortes. Segue sendo um bairro de todos, onde política e arte são protagonistas.

Lavapiés está a uma parada do Sol pela linha 3 (amarela) do metrô. Apesar de bem central, a região não é tão explorada pelos turistas que insistem em transitar apenas entre Puerta del Sol e Gran Vía. Não caia no mesmo erro. Sugiro começar o trajeto por cima, em La Latina, Tirso de Molina ou Antón Martín, assim você só vai descer ladeiras. Na volta, basta pegar o metrô na Plaza de Lavapiés.

Arte em Lavapiés

img_2950
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Caminhe por suas ruelas politizadas e coloridas e conheça seus espaços culturais autogerenciados pela comunidade. La Tabacalera (Calle de Embajadores, 53) foi uma fábrica de tabaco e, desde 2011, virou um centro cultural e social. Ali há oficinas de todo tipo e uma sala de exposição. Para os frequentadores, o que se consome no espaço é uma cultura alternativa. Seus muros são pintados todos os anos, seguindo a tradição de arte urbana que se espalha pelo bairro.

Uma observação: desde 2013, mais de 100 artistas vêm pintando muros de ruas e praças de Lavapiés, inclusive fachadas de estabelecimentos, no projeto chamado C.A.L.L.E. Não há região por aqui com mais arte urbana do que Lavapiés – só Malasaña entra na briga.

La Casa Encendida (Ronda de Valencia, 2), espaço cultural mais famoso de Lavapiés, se apresenta como centro de arte, meio ambiente, educação e solidariedade. A agenda da casa inclui peças, filmes, exposições, shows etc. Fica a menos de 10 minutos a pé do Reina Sofía, principal museu de arte contemporânea da capital, já na zona de Atocha. Por ali, ainda em Lavapiés, fica o La Fabrica (Calle Alameda, 9), instituição que organiza a cada ano o PhotoEspaña, festival internacional de fotografia e artes visuais.

15d91a50-a372-4c1e-8b1f-f84035cad0df
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Não faltam galerias e teatros na região. Lavapiés respira arte. Na Calle de la Espada, 6, você encontra o La Tortuga, centro de criação e investigação cultural, com aulas e oficinas de teatro, música, antropologia e muito mais. Destaque para a Escuela de Teatro de las y los Oprimidos: trabajando en el teatro como herramienta artística y de cambio social, com base no trabalho / legado do brasileiro Augusto Boal.

As livrarias também são muitas por ali. E o mais interessante: algumas fogem do tradicional e promovem eventos, como seminários e grupos de leitura, além de editar livros. Um exemplo é a Enclave de libros (Calle de Relatores, 16), com mais de 20.000 títulos à venda.

Há também cafés-livrarias, onde eu costumo trabalhar e escrever meus posts para o blog. Um deles é o La libre (Calle Argumosa, 39), que disponibiliza livros de segunda mão em espanhol e outros idiomas. Você pode comprar ou ler enquanto toma um café. La infinito (Tres Peces, 22) oferece ainda mais do que cafés e livros: é um pequeno espaço cultural com peças e shows.

Já o Cafelito (Calle Sombrerete, 20) tem fama de preparar um dos melhores cafés de Madrid e, além disso, dispõe de uma coleção de livros, que podem ser trocados pelos clientes (você deve pegar um e deixar outro no lugar). A Swinton & Grant (Miguel Servet, 21), por sua vez, é galeria de arte, livraria e cafeteria.

Gastronomia em Lavapiés

img_9061
Pum Pum Café (Instagram oficial)

Lavapiés é cheio de restaurantes, bares e cafés. Faça um tour gastronômico por seus estabelecimentos étnicos e aproveite para conhecer sabores do mundo todo – em geral, por um preço bem simpático. Muitos são de origem africana e indiana, mas há de tudo. Na Calle Ave María, 19, você encontra uma pizza tipicamente napolitana, onde os italianos da região costumam se reunir. O nome é NAP (Neapolitan Authentic Pizza) – e vale cada caloria.

Seus cafés estão entre os mais populares de Madrid. Destaque para Pum Pum Café (Calle Tribulete, 6), que foi um açougue aberto em 1800 e hoje é um café com pegada vegana. Para os fãs dos felinos, vale visitar La Gatoteca (Calle Argumosa, 28), onde cafés e gatos se misturam. É a sede da ONG ABRIGA e o primeiro café de gatos da Espanha, com inspiração em estabelecimentos asiáticos. A intenção é que os gatinhos do local sejam adotados.

img_9060-1
La Playa de Lavapiés (Facebook oficial)

E, para conhecer os bares da região, que tem uma vida noturna bem agitada, minha dica é percorrer a Calle Argumosa, partindo da Plaza de Lavapiés. Por ali estão La Playa de Lavapiés (Calle Argumosa, 9) e outros tantos bares com fachadas coloridas.

Extra: todos os anos, no outono, o bairro realiza o festival Tapapiés, com concurso de tapas e uma série de atividades culturais. Já virou tradição em Madrid – em 2018 vamos para a oitava edição.

Brasil em Lavapiés

A última dica do post é verde e amarela. A Liber Arte Cantina Cultural (Calle Ave Maria, 32) recebe, geralmente às segundas, rodas de choro e aulas de ritmos brasileiros com nossos conterrâneos no comando. Já o Maloka (Calle Salitre, 36) é um bar brasileiro com música ao vivo.

48fdaa9a-4578-4027-8a72-404fe05aca1d-1

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.