Roteiro alternativo em Madrid

O blog está cheio de roteiros tradicionais, com todos os clichês imperdíveis de Madrid. Já estava na hora de fazer um post com rotas alternativas que vão te fazer se sentir um local. O roteiro é de um dia e você pode inverter a ordem se preferir.

Sugiro que comece por La Latina, um dos meus bairros favoritos de Madrid. A região merece uma caminhada além de suas vias principais. Por ali, nas ruas menores, que La Latina revela seu lado mais histórico. É um bairro para percorrer a pé, curtindo suas ruelas medievais, seus edifícios antigos, suas praças e, principalmente, suas terrazas.

La Latina exala boemia em qualquer dia da semana e ainda mais aos domingos, logo depois do Rastro – mercado de rua mais antigo e famoso de Madrid. Algumas dicas de bares e restaurantes por ali: Juana la loca, El Viajero, Casa Lucio e Café Pavón, este último em Embajadores, mas pertinho de La Latina. E não deixe de tomar umas na Cava Baja, a rua mais boêmia de Madrid.

Antes de partir para Lavapiés, passe na Calle Duque de Alba, que liga a Plaza de la Cebada à Plaza Tirso de Molina. Por ali você encontra um charmoso restaurante chamado El Imparcial, que fica num palacete onde antes funcionava a redação de um jornal. Dê mais uns passos e descubra a badalada Sala Equis. O local abrigou o último cinema da cidade dedicado a filmes pornôs e hoje é um cine-bar.

Hora de descer ladeiras rumo a Lavapiés, o bairro mais multicultural de Madrid. Segundo o Instituto de Estadística de la Comunidad de Madrid, ao menos 88 nacionalidades convivem no vibrante bairro, que também deve ser desbravado a pé. E, se bater fome, pare na NAP para comer uma pizza de respeito (e por um preço simpático).

48fdaa9a-4578-4027-8a72-404fe05aca1d-1Muito se fala sobre gentrificación por aqui – processo de revitalização de uma região que acaba afastando antigos moradores por conta dos novos preços. Lavapiés passa por esse fenômeno, é fato, mas sem abrir mão de suas características mais fortes. Continua sendo um bairro de todos, onde arte e política são protagonistas.

Caminhe por suas ruas coloridas e explore seus espaços culturais. La Tabacalera é a minha principal dica em Lavapiés. Para quem curte arte urbana, é um programa imperdível. E é mais um local que foi reaproveitado de forma interessante. Antiga fábrica de tabaco, hoje é um centro social e cultural – com um espaço autogerenciado pela comunidade.

Lavapiés tem outro centro cultural bacana. Se chama La Casa Encendida. É um bom programa o ano todo, mas durante o verão tem uma agenda especialmente incrível. Fica a menos de 10 minutos a pé do Reina Sofía, principal museu de arte contemporânea da capital, já na zona de Atocha. Caso tenha tempo, passe por lá para ver Guernica de perto.

Agora parta rumo ao Matadero, o centro cultural mais badalado de Madrid. É um dos lugares que mais gosto por aqui e está em todas as listas do blog. Você pode pegar a linha 3 (amarela) do metrô em Lavapiés ou Embajadores e saltar em Legazpi, sem precisar de conexões. Se preferir fazer o trajeto a pé, serão mais ou menos 30 minutos de caminhada (ou menos se você sair da Tabacalera).

img_9704

Este é outro espaço reaproveitado com sucesso em Madrid. O Matadero leva este nome porque foi de fato um matadouro e mercado de gado no início do século XX. Hoje em dia abriga exposições, filmes, peças, cursos, feiras ao ar livre e muito mais. Termine a noite (e o roteiro) comendo e bebendo na gostosa Cantina del Matadero. Ufa!

Agora, se você busca um roteiro mais tradicional no centro de Madrid, siga minhas dicas deste post. Quer ainda mais opções? Aproveite meus quatro roteiros da capital.  E, claro, curta muito Madrid! =)

* Fotos: Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.