Bate-volta: Toledo

2f86ff6f-7a50-4e35-8279-d28c4d12b124
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Toledo é provavelmente o bate-volta mais popular entre os turistas brasileiros que visitam Madrid. Com suas ruelas medievais e cheias de história, Toledo promete uma volta no tempo. E o melhor: fica a apenas meia hora da capital de trem. É conhecida como a Cidade das Três Culturas, já que por ali conviveram em harmonia cristãos, judeus e muçulmanos. Toledo se desenvolveu em torno dessa mistura de influências.

9bbbbf2e-7186-4874-b244-deacff664648
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Sou uma turista rebelde, então não espere um post com roteiro pré-montado. Minha dica em Toledo é esquecer o relógio e se perder pelo centro histórico – e, quando cansar, parar para tomar algo em uma de suas terrazas. Se você vir um rio durante as andanças, saiba que é o mesmo Tejo de Lisboa, aqui conhecido como Tajo.

img_3636
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Para quem não abre mão de visitar as atrações turísticas, sugiro uma ida à Catedral de Toledo, que é a maior de todas as catedrais góticas da Espanha. Sua construção começou em 1227 e terminou três séculos depois. Abriga tesouros de artistas como Velázquez, Goya e El Greco, que morou por décadas em Toledo e produziu boa parte de sua obra ali. Aliás, vale uma visita ao Museo de El Greco também.

Clique aqui para informações sobre preço do tour, horário e endereço da catedral.

img_3547
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Dica: as melhores épocas para visitar Toledo são a primavera e o outono, quando a temperatura fica bem mais agradável, principalmente se o objetivo é bater perna pela cidade. O frio do inverno de Toledo é um pouco mais forte do que o de Madrid e o verão é tão quente quanto.

Como ir a Toledo

4f70917a-493b-4045-b9bb-4a5f36472064
Sancho Panza (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Você pode ir de carro, ônibus ou trem, que é sem dúvida a melhor opção. Atenção: fique ligado para pegar o trem AVANT, que faz o trajeto Madrid x Toledo em cerca de meia hora. AVANT é o equivalente ao AVE para viagens mais curtas. Há um trem que vem de outras cidades e passa por Madrid e Toledo, só que leva mais de uma hora.

a7fc44fc-5eb1-458a-b812-682e24ed4abb
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Pegue o AVANT na Estación de Atocha, que é linda e central. Como Toledo é um destino bem popular, aconselho comprar a ida e a volta com antecedência, assim você não corre o risco de ficar sem lugar no trem de retorno no fim do dia. Sem contar que sai mais barato comprando tudo junto.

Confira as tarifas e os horários no site Renfe.

9b458d7c-856e-41dc-a4cb-41c83b8fa962
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Já escutei relatos de brasileiros que não conseguiram comprar no site sem um cartão espanhol. Se for o caso, garanta seus bilhetes nas máquinas (apenas cartão) ou nos guichês (cartão e dinheiro) dentro da estação. O ideal é comprar na véspera ou com duas horas de antecedência. Caso já tenha comprado pelo site, chegar à estação meia hora antes da viagem é mais do que suficiente.

img_8621-1
Joana Tiso / Entre tapas y cañas

A estação de trem de Toledo fica fora do centro histórico, então aconselho pegar ônibus ou táxi até a Plaza de Zocodover, onde você encontra mapas e informações de turismo. Comece sua caminhada por ali e curta muito essa lindeza de cidade! 😍

Escrevi também sobre o bate-volta para Aranjuez, veja só!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.