Três programas imperdíveis no Matadero durante o verão

img_9988
Matadero visto do Parque Madrid Río (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

O Matadero está em todas as minhas listas e dicas de Madrid, mas sempre tive vontade de escrever um post só sobre o centro cultural mais badalado da capital. O lugar (enorme) foi de fato um matadouro e mercado de gado durante parte do século XX. Hoje em dia abriga salas de exposições, filmes (a Cineteca é linda), cursos (confira a programação da Casa del lector) e muito mais – mantendo boa parte da arquitetura original de seus pavilhões.

E o melhor: é um espaço democrático, para todas as idades e com entrada gratuita. O vai e vem de gente é intenso o dia todo e uma galera vai só para passear ou estudar (tem WiFi), por exemplo. Mas leve em conta que algumas atividades são pagas, então é bom checar as informações no site oficial.

O Matadero é irresistível o ano inteiro, mas o calendário de verão é especialmente incrível. Nesta época do ano, o centro cultural vira um programão à noite, quando o calor dá uma pequena trégua, com shows e atividades culturais variadas. Separei três eventos imperdíveis para este post, todos ao ar livre e com entrada gratuita.

Cineplaza de verano

A praça do Matadero é sempre um programa sensacional nos meses de calor. Neste ano, o centro cultural vai exibir filmes ao ar livre, de 2 de agosto a 2 de setembro, às 22h30 – todos com versão original e legendados. Os filmes da programação ainda não estrearam nas salas de cinema de Madrid, mas chamaram a atenção nos festivais ao redor do mundo. Confira a lista completa neste link.

Além disso, a Cineteca, na linda Sala Azcona, vai apresentar um dos meus filmes prediletos da vida: Cinema Paradiso. Nos dias 1º, 11 e 24 de agosto em versão original com legenda em espanhol e no dia 16 de agosto em verão dublada.

La plaza en verano

Já virou tradição no verão madrilenho! O evento, também na praça do Matadero, oferece festas e espetáculos (de shows e danças) durante quatro dias: 27 e 28 de julho e 7 e 8 de setembro, sempre das 21h à 0h. Como escurece tarde nesta época do ano, de brinde você vai ganhar um pôr do sol lindão para curtir enquanto toma uma Mahou, que apóia La plaza en verano mais uma vez. Descubra a programação nesta página.

IMG_9699
Show na praça do Matadero (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

FestiBal con B de Bici

No fim do verão, acontece a décima edição do festival, que reivindica o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. A praça do Matadero vai acolher atividades variadas ao longo do dia – incluindo shows, jogos, gastronomia e conferências – para todos os públicos e idades, enquanto se estimula o uso da bicicleta, o respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida na cidade. Coloque na agenda: dias 15 e 16 de setembro. É um ótimo programa para as crianças. Assim que sair a programação completa eu acrescento aqui.

Aliás, o Matadero promove aulas de bicicleta, inclusive para iniciantes (saiba mais). Eu vou fazer! 😉

Onde

O Matadero fica fora do centro turístico, mas quem sai do Sol não precisa trocar de trem. Pegue a linha 3 (amarela) do metrô e vá direto até Legazpi. São cinco paradas apenas. Rapidinho você chega ao Matadero, que fica na Plaza de Legazpi, 8.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.