Maiores torcidas da Espanha e outras curiosidades

img_1450-2
Estádio do Real Madrid (Joana Tiso ./ Entre tapas y cañas

Os cinco clubes mais queridos da Espanha são os que têm mais títulos na liga nacional. Segundo o último estudo divulgado por aqui, no ano passado, 32,4% dos espanhóis torcem pelo Real Madrid e 24,7% do país escolhe o Barcelona. O Atlético de Madrid aparece logo depois, com 7,6% das preferências, seguido por Valencia (4,1%) e Athletic Bilbao (3,9%).

Sendo que Atlético de Madrid, Real Madrid e Barcelona (nesta ordem) lideram a lista de “segundo time favorito”. Uma observação: ter simpatia por uma outra equipe é bem mais comum por aqui do que no Brasil. O trio também é campeão em vendas de produtos oficiais – Madrid em primeiro, Barcelona em segundo e Atlético em terceiro.

855e7e54-182e-4df3-9d6a-201af9664053
Torcida do Real Madrid (Joana Tiso ./ Entre tapas y cañas)

Os cinco times mais populares do país somam 81 títulos pela LaLiga: Real Madrid com 33, Barcelona com 24, Atlético de Madrid com 10, Athletic Bilbao com 8 e Valencia com 6. São os maiores vencedores do campeonato espanhol. Aliás, quatro deles estão entre os primeiros colocados nesta temporada. Barcelona lidera com 11 pontos de folga (e um jogo a menos), seguido por Atlético de Madrid, Real Madrid (um jogo a menos) e Valencia.

Destaque para o Betis, da Andaluzia, que não aparece entre as maiores torcidas, mas já é o quarto clube com mais sócios da Espanha, perdendo apenas para Barcelona (líder), Real Madrid (segundo) e Atlético de Madrid (terceiro).

Conforme o mesmo estudo, realizado pela AIMC (Asociación para la Investigación de Medios de Comunicación), 64,6% dos espanhóis declaram gostar de algum clube. No Brasil o número é mais alto. Cerca de 80% da população torce por um time.

Curiosidades

Torcida do Atlético de Madrid (Joana Tiso ./ Entre tapas y cañas)

A comunidade autônoma (como se fosse um estado brasileiro) com mais títulos e mais times na LaLiga é a Comunidade de Madrid. São 43 troféus (33 do Madrid e 10 do Atlético) e quatro clubes na primeira divisão atualmente: Atlético de Madrid, Getafe, Leganés e Real Madrid. O País Basco também têm quatro representantes, Alavés, Athletic Bilbao, Eibar e Real Sociedad, mas soma 10 títulos no total, sendo 8 do Athletic e 2 da Real Sociedad.

Atualizando: na temporada 2018-2019, a Comunidade de Madrid terá cinco representantes na primeira divisão pela primeira vez e será a região com mais clubes no torneio: o Rayo Vallecano, clube da capital com uma história bem legal (vale um post, aliás), se junta a Atlético de Madrid, Real Madrid, Getafe e Leganés.

Prometo, em breve, postar sobre minhas experiências em jogos do Real Madrid, do Atlético de Madrid (time que eu escolhi para torcer por aqui) e do Rayo Vallecano (que já conquistou minha simpatia).

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.