Por que ir aos jogos e torcer pelo Atlético de Madrid?

O Atlético de Madrid é a terceira força da Espanha: terceiro em número de títulos na liga nacional, terceira maior torcida do país e por aí vai. É um clube tradicional, simpático e querido, inclusive fora da capital. Uma prova disso é que o Atleti costuma ser o mais citado como “segundo time” (na Espanha é bem mais comum ter simpatia por uma outra equipe do que no Brasil). E a torcida colchonera tem motivos para sorrir. A década atual, com Diego Simeone no comando, é marcada por ascensão e títulos.

Faltava derrotar o rival numa final europeia. Agora não falta mais.

atleti1
Crédito: Atlético de Madrid

A vitória por 4 x 2 sobre o Real Madrid, na Supercopa da Europa, rendeu 24 horas de festas na capital, sobretudo na Fuente de Neptuno, onde os torcedores rojiblancos se reúnem para comemorar os triunfos do time. Um turista que não acompanhe o futebol espanhol pode ter se surpreendido com o tamanho e o fanatismo da torcida atleticana. Mas quem mora em Madrid sabe bem que o Atleti é o queridinho da capital.

Retrospecto na Supercopa da Europa

2010 Atlético de Madrid 2 x 0 Inter de Milão
2012 Atlético de Madrid 4 x 1 Chelsea
2018 Atlético de Madrid 4 x 2 Real Madrid

O Real Madrid é o clube com maior torcida da Espanha, mas são muitos os turistas que se juntam aos locais no Santiago Bernabéu e a arquibancada do Real acaba pouco empolgante – principalmente aos olhos dos sul-americanos, acostumados com torcedores que cantam, vibram e xingam o jogo inteiro. Mesmo entre os madrilenhos, é uma torcida com fama de fria e muito exigente.

Agora, se você, brasileiro, for a uma partida do Atlético, vai se sentir bem mais em casa. A torcida rojiblanca é animada e fiel. Você vai ver madrilenhos pequenos e bem velhinhos no estádio. A maioria vai aos jogos por uma vida inteira. Daquelas paixões que perpetuam nas famílias geração após geração.

atleti115
Crédito: Atlético de Madrid

É uma torcida mais raiz e bastante identificada com a comunidade latina que vive na Espanha. Além disso, eu costumo ver mais camisas do Atlético do que do Real nas ruas de Madrid, principalmente fora do centro. O torcedor tem orgulho de sua história, que começou em 1903, quando o clube era conhecido como Athletic Club de Madrid.

Griezmann em campo

atleti3
Crédito: Atlético de Madrid

Ir ao jogo do Atlético de Madrid significa ver de perto o principal jogador da Seleção Francesa, campeã mundial na Rússia, e um dos melhores do mundo. Griezmann é ídolo no Atleti, que se reforçou para a temporada 2018-2019 e segurou seus principais atletas até agora.

Nos últimos anos, inclusive, o Atlético gastou mais dinheiro com jogadores do que o Real Madrid e agora tem um elenco mais valioso do que o rival pela primeira vez na história.

Outro xodó da torcida é Simeone, o técnico mais vitorioso da história rojiblanca, com sete títulos conquistados desde 2011. Ele é idolatrado como poucos treinadores já foram no futebol.

Os brasileiros Diego Costa – naturalizado espanhol e autor de dois gols no título sobre o rival – e Filipe Luís também são queridos pelos torcedores. O lateral, porém, pode trocar o clube pelo PSG.

Títulos do Atlético na era Simeone

Liga Europa (2012 e 2018)
Supercopa da Europa (2012 e 2018)
Copa do Rei (2013)
LaLiga (2014)
Supercopa da Espanha (2014)

Casa nova

Ficou com vontade de ir a uma partida do Atlético de Madrid? Então você vai conhecer um estádio novo – maior e mais moderno do que o Vicente Calderón, que foi a casa do Atleti por cinco décadas (até 2017). O estádio atual tem capacidade para 67 mil torcedores e é uma arena de alto nível.

atleti5.jpeg
Crédito: Atlético de Madrid

O Wanda Metropolitano fica no distrito San Blas-Canillejas, ao leste de Madrid, e tem um metrô (Estadio Metropolitano, L7) a cerca de 10 minutos. Além de ir aos jogos, você pode fazer um tour para conhecer melhor a história do clube. Confira dias e horários neste link.

Leia também:

Maiores torcidas da Espanha e outras curiosidades
Seleção Espanhola x Real Madrid e a crise na Fúria

* Crédito das fotos: Atlético de Madrid (site oficial e redes sociais).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.