Azul da cor do céu de Madrid

ceuazul
Inverno em Madrid: céu azul, sol e frio (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Me apaixonei pelo céu de Madrid aos oito anos, quando estive aqui pela primeira vez. Há quem argumente que escolheu a capital espanhola como lar por causa da luz e da cor do céu. Às vezes vermelho, às vezes laranja, às vezes rosa, às vezes lilás e quase sempre muito azul – um azul peculiar e intenso. E esse azul ganha ainda mais força no inverno. Os dias cinzas são raros por aqui.

As nuvens, quando aparecem sem timidez e se estendem pela horizontal, deixam o céu de Madrid ainda mais charmoso, como se fossem pinceladas. É o famoso céu de Velázquez (cielo velazqueño) – que morou em Madrid e foi, por anos, o pintor da corte.

ceuvermelho
Céu de Velázquez em sua versão vermelha no bairro de La Latina (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

O céu daqui é lindo a todo instante, mas fica especialmente maravilhoso quando ganha novas cores durante o pôr do sol. E, atenção, não subestime este céu. Ontem mesmo eu achei que ele estava tristinho e sem graça, mas acabei batendo de frente com um céu vermelho e vibrante quando voltava para casa, às 21h30.

Ou seja, a dica número zero de Madrid é olhar sempre para cima. Não espere chegar a um parque ou a uma terraza para observar esta lindeza. Já testemunhei momentos de puro deslumbre quando passava correndo e apressada pela Puerta del Sol, por exemplo.

cibeles
Verão de Madrid, às 22h, na Terraza Cibeles (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)
puertadelsol
Pôr do sol na turística Puerta del Sol (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

O verão de Madrid, apesar de muito abafado, traz de presente dias mais longos e alegres. Para quem quer unir pôr do sol com bons drinks, duas paixões da minha existência madrileña, a melhor opção são as terrazas. Mas este é assunto para um próximo post. Meu plano aqui é destacar as vistas que mais gosto da cidade – onde paro só para olhar o céu, suspirar e tirar fotos do meu modelo favorito. Perdi a conta de quantos registros eu tenho do céu de Madrid.

pordosol_lalatina
Primavera em Madrid, com céu laranja, às 21h (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

“Olha pro céu, meu amor! Vê como ele está lindo!” Vamos nessa? =)

debod_tarde
Pôr do sol no Templo de Debod (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Templo de Debod

Presente do Egito para a Espanha, o Templo é considerado por muitos o lugar com o pôr do sol mais fotogênico de Madrid. O visual é lindo o dia inteiro, inclusive à noite, mas não deixe de ir quando o sol se põe, mesmo. É de fato imperdível! Pode ir com a câmera na mão que é garantia de sucesso. A estação de metrô mais próxima é Ventura Rodríguez, mas Plaza de España fica bem pertinho também.

Cerro del Tío Pío

Mais conhecido como Parque de las siete tetas, que é na verdade o seu apelido. Esta é a vista menos turística do post. O parque fica fora do centro, mas dá para ir direto da Puerta del Sol pela linha 1 do metrô (salte em Portazgo ou Buenos Aires). Você encontra esta maravilha pouco explorada pelos visitantes em Puente de Vallecas, de onde é possível ver boa parte da cidade e de seus edifícios emblemáticos – e cruzar com vários cachorrinhos durante a caminhada pelo parque.

sietetetas
Madrid e seu céu vistos do parque Cerro del Tío Pío (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Palacio Real

palacio
Pôr do sol no Palacio Real (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

O palácio fica colado na Plaza de Oriente e nos Jardines de Sabatini, então aqui você ganha um passeio triplo (e bem turístico) sob o céu colorido da capital. Não deixe de admirar o pôr do sol pela entrada dos jardins, na Calle Bailén. O sol vai, pouco a pouco, se escondendo atrás do palácio e o céu ganha um colorido lindo de morrer. A estação Ópera é a melhor opção para chegar ali.

Terraza las vistillas

vistillas
Na terraza Las Vistillas você toma cerveja com este visual (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Seguindo à esquerda do Palacio Real, rumo ao número 14 da Calle Bailén, você encontra uma das vistas mais apaixonantes de Madrid. Las vistillas é a terraza do restaurante El ventorillo. Não tenho ideia se a comida é boa; vou só para tomar algo e admirar o visual – geralmente aos domingos. Não é uma terraza muito badalada nem tão famosa, mas é bem central e vale demais a visita. A estação de metrô mais próxima é La Latina e há um ponto de ônibus quase ao lado. Esta é a única terraza da lista, mas pode esperar muitas outras num post só sobre isso.

Parque del Buen Retiro

retiro
Pôr do sol no Retiro (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Frequentado por turistas e locais, Retiro é o preferido para dar aquela relaxada na grama que eles tanto gostam por aqui. O parque mais famoso e disputado de Madrid é um passeio sensacional em qualquer horário, mas ganha cores e rende suspiros no fim do dia. Dica extra: não fique apenas curtindo a região em torno do lago (estanque). O Retiro é enorme e vale a caminhada para descobrir seus segredos e encantos, como a rosaleda e o palácio de cristal. A estação de metrô Retiro te deixa dentro do parque.

Parque Madrid Río

O parque, conhecido como a praia de Madrid (gente, não ri), é um dos favoritos dos moradores, mas ainda não é tão explorado pelos turistas. Trata-se de um enorme parque às margens do Rio Manzanares – recuperado há pouco tempo e cuja área era antes ocupada pela rodovia M-30. Você encontra a nossa praia perto da Puente de Arganzuela, onde jatos de água saem do chão e cangas / toalhas se espalham pela grama. Há também quiosques ao longo do parque – aproveite para tomar algo e curtir o céu. Escolha entre as estações Pirámides e Marqués de Vadillo e logo você estará no parque.

madridrio
Pôr do sol no paque Madrid Río (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Agora é a vez de vocês! Espero ver muitas fotos de Madrid por aí! ❤

6 comentários Adicione o seu

  1. Miguel Vell disse:

    Vc me deixou morrendo de saudades dessa cidade linda! Pensando em uma visita em 2018… Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Joana Tiso disse:

      Demais, Miguel! Madrid tá em ótima forma. Vem, sim 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.