Fiesta de la Trashumancia ou quando as ovelhas invadem o centro de Madrid

Por mais improvável que pareça, as ruas de Madrid são tomadas por aproximadamente 2 mil ovelhas a cada outono. La Fiesta de la Trashumancia é uma tradição na capital e está marcada para o dia 21 de outubro, domingo, em 2018. Para escapar do frio, as ovelhas saem das montanhas mais ao norte do país rumo ao sul, passando pelo centro de Madrid, num trajeto que costuma ir da Casa de Campo à Plaza de Cibeles.

Nesta edição (2018), as ovelhas percorrem também uma parte do Paseo del Prado – da Fuente de Cibeles até a Fuente de Neptuno e retornam pelo outro lado.

Atualizando: em 2019, o evento volta a Madrid no dia 20 de outubro (roteiro no fim do post).

A trashumancia, transumância em português, é o deslocamento sazonal de rebanhos às vésperas do inverno e do verão para locais que oferecem melhores condições e surgiu na Espanha durante a Idade Média. Desde a década de 90, faz parte do calendário oficial de Madrid, que fica com cara de interior por um dia (sempre no fim de outubro, quando começa a esfriar).

trashumancia
Crédito: Ayuntamiento de Madrid (Prefeitura)

As ovelhas caminham lado a lado com os curiosos, então você pode curtir bem de perto essa tradicional festa. Os pequenos madrilenhos costumam ser os mais animados. Eu perdi o evento no ano passado, então esta será minha estreia diante das ovelhas espanholas. Já me imagino num mesmo nível de empolgação das crianças (chega logo, domingo <3).

Eu fui: Fiesta de la Trashumancia 2018 em fotos

Detalhes e horários da caminhada em 2019

O percurso começa às 10h30 na Casa de Campo e parte em direção à Plaza Cibeles, passando por Calle Mayor, Puerta del Sol, Calle de Alcalá e, finalmente, Plaza de Cibeles. A previsão é chegar à Cibeles por volta das 12h30.

9h – Saída dos galpões da Casa de Campo até a Puerta del Rey.

10h30 – Saída da Casa de Campo rumo à Plaza de Cibeles.

11h – Passa pela Calle Mayor.

12h – Passa pela Puerta del Sol e pega a Calle de Alcalá.

12h30 – Chega à Cibeles.

14h – Volta pelo mesmo caminho (Calle de Alcalá, Puerta del Sol, Calle Mayor e Cuesta de la Vega até a Casa de Campo).

Leia também:

Siesta e outros costumes espanhóis

2 comentários Adicione o seu

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.