Por mais improvável que pareça, as ruas de Madrid são tomadas por aproximadamente 2 mil ovelhas a cada outono. La Fiesta de la Trashumancia é uma tradição na capital e está marcada para o dia 21 de outubro (domingo) neste ano. Para escapar do frio, as ovelhas saem das montanhas mais ao norte do país rumo ao sul, passando pelo centro de Madrid, num trajeto que costuma ir da Casa de Campo à Plaza de Cibeles. Nesta edição, as ovelhas percorrem também uma parte do Paseo del Prado – da Fuente de Cibeles até a Fuente de Neptuno e voltam pelo outro lado.
A Trashumancia (transumância em português) é o deslocamento sazonal de rebanhos às vésperas do inverno e do verão para locais que oferecem melhores condições e surgiu na Espanha durante a Idade Média. Desde a década de 90, faz parte do calendário oficial de Madrid, que fica com cara de interior por um dia (sempre no fim de outubro, quando começa a esfriar).

As ovelhas caminham lado a lado com os curiosos, então você pode curtir bem de perto essa tradicional festa. Os pequenos madrilenhos costumam ser os mais animados. Eu perdi o evento no ano passado, então esta será minha estreia diante das ovelhas espanholas. Já me imagino num mesmo nível de empolgação das crianças (chega logo, domingo <3).
O percurso começa às 10h30 na Casa de Campo e parte em direção à Cibeles, passando por Calle de Bailén, Calle Mayor, Puerta del Sol, Calle de Alcalá, Paseo del Prado e, finalmente, Plaza de Cibeles. A previsão é que chegue à Cibeles por volta das 13h.
Detalhes e horários da caminhada:
9h – Saída dos galpões da Casa de Campo até a Puerta del Rey.
10h30 – Saída da Casa de Campo rumo à Cibeles, começando o trajeto pela Calle de Bailén.
11h – Passa pela Calle Mayor.
11h30 – Passa pela Puerta del Sol e pega a Calle de Alcalá.
12h – Passa pela Plaza de Cibeles e entra no Paseo del Prado.
12h30 – Passa pela Fuente de Neptuno e volta pelo outro lado do Paseo del Prado até Cibeles.
13h – Chega à Cibeles.
13h30 – Volta por Puerta del Sol, Calle Mayor e Cuesta de la Vega até a Casa de Campo.
Leia também:
2 comentários Adicione o seu