Museo del Prado comemora 200 anos com programação especial

O ano que vem vai ser especial para Madrid e um dos motivos é a comemoração do bicentenário do Museo Nacional del Prado, que surgiu em 1819 como uma coleção particular e hoje é a instituição de arte mais importante da Espanha – e um dos museus mais relevantes do mundo.

No dia em que abriu suas portas, no século 19, um dos primeiros visitantes foi Goya. Já Picasso conheceu o Prado quando tinha 13 anos e chegou a passar oito horas por dia no museu copiando pintores como Velázquez, El Greco e o próprio Goya. Talvez a obra que mais tenha fascinado Picasso seja As Meninas, de Velázquez, uma das joias do Prado.

Para festejar seus 200 anos de história e arte, o museu preparou uma agenda especial com mais de 100 atividades (de 19 de novembro de 2018 até 19 de novembro de 2019). A exposição “Museo del Prado 1819-2019. Un lugar de memoria” inaugura a série de eventos e fica em cartaz de 19 de novembro a 10 de março.

A mostra vai abordar diferentes períodos artísticos que fazem parte da história do museu – desde o início, quando sua coleção tinha cerca de 300 pinturas, até as 35 mil obras atuais. Você pode comprar ingresso no site oficial.

Bicentenário do Museo del Prado (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Destaque também para a exposição “Velázquez, Rembrandt, Vermeer. Miradas afines en España y Holanda”, de 25 de junho a 29 de setembro. Haverá mostras temporárias fora de Madrid ao longo do bicentenário. Velázquez y el Siglo de Oro, por exemplo, ficará em cartaz no CaixaForum de Barcelona, numa parceria entre Museo del Prado e Obra Social La Caixa, de 16 de novembro a 3 de março.

Programação itinerante

Como a importância do museu é nacional (e o Prado quer reforçar este caráter durante seu bicentenário), a programação vai bem além da capital. O programa De gira por España levará uma obra fundamental do Prado para cada comunidade autônoma do país (como um estado no Brasil) e para as cidades autônomas de Ceuta e Melilla durante um mês.

El Prado en las calles vai encher cidades espanholas de réplicas das principais obras da pinacoteca com o objetivo de recriar uma visita ao museu, só que ao ar livre. Eu adoro essas intervenções, que são bem frequentes por aqui.

Horários gratuitos, ingressos etc.

O Prado tem horários de gratuidade (das 18h às 20h de segunda a sábado e das 17h às 19h aos domingos e feriados. ), mas as filas costumam ser longas. Quem puder e preferir comprar a entrada (15 euros inteira), sugiro que o faça antecipadamente no site do museu. Assim você evita a fila, que deve ficar ainda maior durante a temporada de 200 anos, e entra direto.

Falando em gratuidade, nos dias 23, 24 e 25 de novembro deste ano o Prado vai promover uma jornada de portas abertas, isto é, de entrada livre. Destaque para a programação na noite do dia 24, com direito a fogos de artifício, videomapping na fachada do museu e um espetáculo na rua (no Paseo del Prado).

Ao longo do bicentenário do Prado eu volto aqui para acrescentar fotos e informações para quem vem a Madrid e quer aproveitar o calendário especial do maior museu do país. Fique de olho nas nossas redes sociais também (Facebook e Instagram)! 🙂

Roteiro e dicas do Paseo del Arte

prado200
Bicentenário do Museo del Prado (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

7 comentários Adicione o seu

  1. Giselle disse:

    Que maravilha!!! Linda programação!

    Enviado do meu iPhone

    >

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tatiana disse:

    Oi Joana
    Adorei seu Blog !
    Estarei em Madri nos dias 23,24 e 25 de nov. e fiquei interessada sobre a programação do Museo do Prado. Onde posso encontrar maiores informações ? Obrigada
    Abç
    Tatiana

    Curtir

    1. Joana Tiso disse:

      Que ótimo, obrigada!

      A exposição dos 200 anos do Prado começa no dia 19 já. Aqui neste link você encontra a programação do bicentenário: https://www.museodelprado.es/bicentenario

      E a coleção permanente do museu é imperdível também!

      Beijos e curta muito Madrid 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.