Dicas para entrar no clima natalino em Madrid

img_7092
Gran Vía (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

O Natal chegou com um mês de antecedência por aqui. No dia 24 de novembro, Madrid acendeu sua iluminação natalina em mais de 80 ruas, principalmente no centro da cidade. Está uma lindeza. Se você gosta, é um ótimo momento para visitar Madrid. Aproveite que o frio ainda está suave durante boa parte do dia e curta tudo o que a programação natalina da capital tem a oferecer.

Selecionei quatro dicas e, ao longo de dezembro, volto aqui para acrescentar sugestões ao seu roteiro.

Naviluz

Screen Shot 2017-11-25 at 9.38.14 PM
Naviluz (site de venda)

O Naviluz é um ônibus que percorre muitas das ruas com decoração de Natal em Madrid. O trajeto dura entre 40 e 50 minutos, com início e fim na Plaza de Colón, na altura da Calle Serrano. Há uma única parada (opcional) na Gran Vía, apenas para descida. Vai funcionar de 30 de novembro a 6 de janeiro, das 18h às 23h, sendo a última saída do dia às 22h.

A venda é online (clique para comprar) e o bilhete custa 3 euros. É aconselhável chegar 15 minutos antes do horário marcado e levar o ingresso impresso ou no celular. Não esqueça o casaco, já que a parte de cima do ônibus é aberta.

Belenes navideños

presepio_centrocentro
Presépio no Palacio de Cibeles em 2016 (divulgação)

Os belenes – nossos presépios – são bem populares por aqui. Há muitos e de diferentes tipos à venda nos mercados de natal e nas lojas de decoração. Há também exposições espalhadas pela cidade com os tradicionais belenes. Fazem o maior sucesso.

Uma das mais famosas fica no Palacio de Cibeles, sede da prefeitura de Madrid, com 250 peças. A entrada é gratuita e vai até 7 de janeiro.

Mercadillos de Navidad

img_6760
Mercado de Navidad de la Plaza Mayor (site oficial de turismo de Madrid)

Muitos mercados de Natal ocupam as praças de Madrid a partir do fim de novembro. O mais famoso e, provavelmente, mais antigo da cidade é o da Plaza Mayor, com cerca de cem barraquinhas e tudo quanto é enfeite natalino à venda. Já está funcionando – todos os dias da semana – e vai até o fim do ano.

No dia 9 de dezembro volta o mercado da Plaza de España, que também é um clássico do natal madrilenho. Há outras praças que recebem pequenos mercados natalinos, como a Plaza de Callao, a Plaza Jacinto Benavente e a Plaza de Santo Domingo, todas no centro da cidade.

img_4258
Matadero (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Feria internacional de las culturas

O Matadero, centro cultural maravilhoso de Madrid, abriga a terceira edição da feira natalina mais multicultural da cidade. O evento, que conta com a colaboração de mais de 75 embaixadas, mostra as diferentes tradições e formas de celebrar o Natal ao redor do mundo. Com arte, gastronomia e muito mais. Vai de 15 a 23 de dezembro. Saiba mais aqui.

Puerta del Sol (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.