Programas imperdíveis até o fim de novembro

turismoenaranjuez
Jardins de Aranjuez no outono (site Turismo en Aranjuez)

Cada estação tem suas características definidas por aqui e as transformações são logo sentidas. Do verão para o outono a mudança é radical: a temperatura cai bastante (não tanto quanto em boa parte das cidades europeias, mas cai), o clima fica menos seco, as noites chegam mais cedo, os parques se enchem de folhas etc. A boa notícia é que as terrazas seguem firmes e fortes – agora com aquecedor – e o céu continua azul.

Além de frio e dias mais curtos (está escurecendo por volta das 18h), novembro trouxe vários programas legais. Apesar da virada no clima, outono é uma época gostosa em Madrid e cheia de ofertas interessantes. Selecionei algumas dicas imperdíveis para as últimas semanas do mês.

JAZZMADRID17

jazzmadrid
Divulgação

O Festival Internacional de Jazz de Madrid já virou tradição no outono, com artistas consagrados e novos nomes da cena jazzística. Além de shows, o festival oferece filmes, exposições e debates sobre o gênero.

Começou no dia 2 de novembro e vai até o dia 30. O centro cultural Conde Duque e o Fernán Gómez Centro Cultural de la Villa abrigam a maior parte dos eventos, como no ano passado.

Mais informações sobre o festival aqui.

Harry Potter: The Exhibition

img_6717
Plaza de la Independencia (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

A exposição traz a Madrid cenários e objetos emblemáticos dos filmes, a partir de 18 de novembro, na IFEMA (Feria de Madrid). Como uma prévia da mostra, réplicas bem grandes de objetos do mundo bruxo – e do Dobby – foram espalhadas pelo centro da cidade.

Dobby está na Glorieta de Bilbao; a Nimbus 2000 está na Plaza de Callao; o Chapéu Seletor está na Plaza de Colón; e o Ford Anglia, carro voador do Sr. Weasley, está na Plaza de la Independencia.

Escrevi sobre o evento neste post, onde você encontra todas as informações de serviço.

I Ruta de Tostas por Triball

ruta_tostas_1
Divulgação

As tostas – torradas com alguma gostosura em cima – são deliciosas e muito populares por aqui. A agitada região de Triball, entre as calles Gran Vía, Fuencarral e Corredera Baja de San Pablo, ganhou a primeira rota de tostas de Madrid. Vinte bares e restaurantes participam do evento, que vai só até 18 de novembro e tem preços entre 2,90 euros e 4,50 euros (bebida incluída).

Saiba mais sobre o evento aqui. Lembrando que termina neste sábado, 18.

Luces de Navidad

img_6768
Puerta del Sol (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Mal passou o Halloween e Madrid já se prepara para receber o Natal (que ano absurdamente rápido). As luzes da decoração natalina serão acesas no dia 24 de novembro, às 18h, em diversas ruas e praças da capital. Um céu coberto de estrelas vai colorir parte da Calle de Alcalá, entre Cibeles e Puerta de Alcalá, por exemplo.

A cidade fica ainda mais bonita – e sem desrespeitar o meio ambiente. A prefeitura destacou em seu comunicado que todas as lâmpadas (LED) cumprem os requisitos de eficiência energética, iluminando mais e consumindo menos.

Descubra mais sobre a decoração de Natal nas ruas de Madrid aqui.

Dica extra: o Naviluz é um ônibus que percorre ruas com decoração natalina em Madrid. Vai funcionar de 30 de novembro a 6 de janeiro, saindo da Plaza de Colón. Saiba mais!

Mercado de Navidad de la Plaza Mayor

img_6760
Mercado de Navidad de la Plaza Mayor (site oficial de turismo de Madrid)

A cidade entra mesmo no clima natalino em novembro. No fim do mês, também no dia 24, começa outro clássico do fim de ano: o mercado de Natal da emblemática Plaza Mayor, com mais de cem barraquinhas e todo tipo de decoração, como os presépios, bem populares por aqui. Este é o principal mercado de Natal da capital, mas há outros tantos, principalmente no centro – como na Plaza de España e na Plaza Jacinto Benavente.

Dica extra: depois do passeio na Plaza Mayor, aproveite para tomar um vinho no Mercado de San Miguel ou provar o chocolate quente com churros da Chocolateria San Ginés – ambos a um pulo da praça e ótimas opções para amenizar o frio.

Mais detalhes sobre o mercado aqui.

Aranjuez

Versão espanhola de Versalhes, Aranjuez abriga um imponente palácio e lindos jardins. O mais famoso, Jardín del Príncipe, possui perímetro de 7 km e ocupa uma área maior do que o Retiro, popular (e enorme) parque de Madrid. Aranjuez é linda em qualquer época do ano, mas fica especialmente charmosa no outono.

Escrevi um post sobre a cidade, com dicas de como ir, o que fazer e onde comer. Confira aqui.

img_6547
Aranjuez (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.