Por que Madrid está na moda?

Madrid acompanha com empolgação o aumento do turismo internacional, que bateu recorde atrás de recorde nos últimos anos. A capital recebia mais turistas nacionais do que estrangeiros até 2015. Agora o jogo virou. A Comunidade de Madrid é, inclusive, a região que mais cresce em turismo internacional na Espanha.

O patrimônio histórico e cultural, a gastronomia e as compras são atrativos muito citados pelos visitantes. Apesar de deixar a cidade satisfeito com as opções de hospedagem, o transporte público e a segurança, o turista costuma voltar mesmo por causa da intensa e variada oferta de lazer.

Embora ainda não esteja entre os principais destinos da Europa, Madrid já é a quarta cidade onde o turista internacional mais gasta no continente (superada apenas por Londres, Paris e Barcelona). Ou seja, gasta-se mais por aqui do que em muitas cidades mais visitadas, como Roma.

O gasto médio por turista em Madrid chegou a 1.542 euros em 2016 – 53% a mais do que a média em Barcelona, onde o turismo é mais forte e se gasta mais no total. Eu entendo, pois venho gastando mais do que deveria por aqui. Madrid é, de fato, uma cidade muito viva e cheia de opções. Desabafo feito; vamos voltar ao que interessa.

sinal
Sinal com imagem de casal do mesmo sexo para promover a diversidade (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Em 2017, Madrid abrigou com sucesso o World Pride e aproveitou para mostrar ao mundo sua faceta acolhedora, tolerante, inclusiva, plural e livre, além de muito divertida. Num momento em que países e capitais da Europa fecham a cara para os imigrantes, Madrid está mais multicultural do que nunca.

A cidade reflete, cada dia mais, a proposta de governo de sua prefeita, Manuela Carmena, uma juíza que defende a política como ocupação ocasional, e não como uma carreira profissional.

Admiradora de Pepe Mujica e ex-militante do Partido Comunista Espanhol, Carmena foi advogada dos trabalhadores presos durante a ditadura de Franco. Eleita em 2015 como candidata do Ahora Madrid, que reuniu partidos de esquerda e movimentos sociais, Manuela pôs fim à hegemonia do conservador PP, partido neoliberal que governou a capital por décadas.

Desde que elegeu sua prefeita, Madrid apresentou um rei Baltasar negro – sem blackface pela primeira vez – e com trajes africanos durante a tradicional Cavalgada de Reis, instalou sinais de trânsito com imagens de mulheres e de casais do mesmo sexo (foto), liderou o dia sem maiô nas piscinas públicas, abriu suas portas para os refugiados (foto) e regularizou a situação dos okupas que invadiam os edifícios sem uso.

Além disso, Manuela é militante feminista e tem batalhado pela causa.

refugees
Mensagem de boas-vindas aos refugiados no Palácio de Cibeles, sede da prefeitura e um dos edifícios mais emblemáticos de Madrid (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Outro dado interessante: a prefeitura criou um portal para ouvir a opinião da população sobre mudanças no urbanismo da capital. O plano é construir uma cidade mais humana, acessível e próxima do cidadão. Já votei em algumas propostas pelo portal, como a de ampliação da calçada na Gran Vía, avenida que fica no coração de Madrid. A partir do fim de 2018, a rua terá mais espaço para pedestres e ciclistas.

Aos poucos, Madrid vai ganhando uma nova cara – e caras novas. O que não muda é a disposição dos madrileños para aproveitar a vida e, sobretudo, a noite. Se você curtiu os novos caminhos da capital e ficou com vontade de incluir a cidade que nunca dorme no seu próximo roteiro, fique de olho no blog. Se já está por aqui, melhor ainda. Vamos descobrindo e redescobrindo Madrid juntos. Prometo posts menores e com mais dicas daqui pra frente.

Vem, gente! =)

7 comentários Adicione o seu

  1. Christiane disse:

    Que delícia de texto! Eu conheço Madrid superficialmente, mas vi através dos seus olhos uma Cidade cheia de cultura e coisa gostosa pra fazer. Amei ler tudo isso. E vou. VOU MESMO!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Joana Tiso disse:

    Uau, adorei o recado! Madrid é uma cidade incrível e vive um momento especial! Vale a visita mesmo =)

    Curtir

  3. Luisa Achcar disse:

    amei!! o texto, o blog, tudo! quero muito visitar!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Joana Tiso disse:

      Favor incluir Madrid no seu próximo roteiro bombástico, Lu! Te esperando 😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.