Madrid perde posições, mas segue com um dos bairros mais legais do mundo

Há dois anos, eu contei aqui no blog que Embajadores foi eleito o bairro mais cool do mundo pela revista Time Out. Para quem não sabe, Embajadores engloba zonas como Lavapiés, Tirso de Molina e Rastro – bem no centro de Madrid. Embora tenha perdido muitas posições nos últimos anos, a região segue em alta na revista, que divulgou uma nova lista nesta semana. 

Desta vez, Lavapiés ficou em 21 º lugar e é o único local de Madrid na relação da Time Out. Aqui vale uma explicação: Lavapiés não é oficialmente um bairro, mas há tempos ganhou status de bairro, inclusive pelo setor de turismo. O mesmo acontece, por exemplo, com La Latina.

A Time Out levou em conta 38 mil opiniões de leitores mundo afora, editores da revista e especialistas. Além dos pontos que são sempre avaliados, como a pluralidade e a vida cultural / social, neste ano a pandemia foi fator decisivo na ordem dos bairros.

O primeiro lugar ficou também com a Espanha. L’Esquerra de l’Eixample, em Barcelona, foi escolhido o melhor bairro do mundo em 2020 por conta da solidariedade entre os vizinhos durante o confinamento, do apoio à comunidade LGBTI+ e de seus espaços comunitários.

A presença de Lavapiés na lista também foi justificada pelo traço plural e solidário do bairro madrilenho, com destaque para as associações Imigrantes Senegaleses de España e Valiente Bangla. A região é, de fato, a mais multicultural e inclusiva do centro de Madrid.

Segundo o Instituto de Estadística de la Comunidad de Madrid, cerca de 90 nacionalidades convivem em Lavapiés.

A versão em espanhol da revista reforçou a “riqueza gastronômica e cultural” de Lavapiés e acrescentou “o espírito solidário que emana dos coletivos de vizinhos”, fundamental neste ano tão difícil. Hola Coffee, Melo’s e El Pavón Teatro Kamikaze também ganharam destaque na publicação.

Em 2018, quando Embajadores ficou em primeiro lugar, os centros culturais e socais
La Casa Encendida e La Tabacalera (este com um espaço autogerenciado pela comunidade), ambos na zona de Lavapiés, foram citados pela Time Out.

Eu tenho um post inteiro sobre Lavapiés e suas ruas politizadas, boêmias e cheias de arte por todos os lados. Clique aqui e saiba mais!

Las corralas de Lavapiés (Joana Tiso | Entre tapas y cañas)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.