AVLO: tudo o que se sabe sobre o low cost do AVE

O AVE low cost que vai operar na linha Madrid-Barcelona se chama AVLO e começa a circular no dia 6 de abril de 2020, segunda-feira, às vésperas do feriado da Semana Santa. Esta é a linha mais concorrida do país e que bate de frente com a ponte aérea. A viagem inaugural vai sair de Barcelona Sants. A tendência é expandir, aos poucos, o AVLO para outros trajetos a partir de 2021 (Madrid-Andalucía faz parte dos planos).

Já será possível comprar os bilhetes no fim de janeiro, embora a data exata ainda não tenha sido anunciada. Segundo a imprensa espanhola, os descontos podem passar de 50% em relação ao que se paga atualmente, que não é pouco de uma forma geral, principalmente na alta temporada e em feriados.

Atualização: o AVLO foi suspenso por conta das condições impostas pela crise sanitária pós-coronavírus. Para diminuir o preço, o low cost  de alta velocidade aumentaria o número de assentos e diminuiria o espaço entre eles, por exemplo – o que é inviável no momento.

O presidente da Renfe, Isaías Táboas, contou ao El País que vai propor ao conselho administrativo que os valores fiquem entre 10 e 60 euros por trecho (pendente de aprovação). O preço do AVE Madrid-Barcelona, em classe turística e sem promoções, flutua atualmente de 40,95 euros a 152 euros. Isso quer dizer que o AVLO chega com um desconto médio de 60%.

O AVE começou a circular com foco em viagens de negócios, por isso o preço muitas vezes alto. O objetivo com o lançamento da versão low cost é democratizar o acesso (e, claro, se preparar para a concorrência que vem aí) a fim de virar um meio de transporte também dos jovens e das famílias, que costumam viajar de carro ou ônibus. Inclusive, os menores de até 14 anos pagarão cinco euros.

Leve em conta que as viagens costumam entrar no sistema de compra do site da Renfe com 90 dias de antecedência. Isso quer dizer que não adianta mesmo tentar comprar passagem de trem muito antes.

Pelo que foi divulgado até agora, o AVLO contará com apenas uma classe (turista) e 20% mais de assentos. Não terá serviço de bordo nem cafeteria e, sim, máquinas espalhadas pelos vagões. O Wi-Fi será pago, com preços variados. Além disso, o novo trem é roxinho com detalhes em outras cores, ou seja, mais moderno e descontraído do que o AVE tradicional.

Vale destacar que o trem de alta velocidade revolucionou a mobilidade na Espanha ao aproximar diversas cidades e continua, até hoje, lançando novas linhas (Madrid-Granada, por exemplo). O AVE foi inaugurado em 1992, num primeiro momento ligando Madrid a Sevilla, e desde lá cada vez mais espanhóis passaram a escolher o trem como principal opção na hora de viajar pelo país.

Com o lançamento do AVLO, a tendência é de que os números aumentem consideravelmente. A expectativa da Renfe é alcançar, com o novo serviço, um milhão de viajantes por ano em 2020 e 2021. Resta saber de que forma a novidade vai afetar as estatísticas da ponte aérea entre Madrid e Barcelona, que já costuma sofrer com a concorrência do AVE.

Vantagens e informações

Estación de Atocha

Além do preço, que agora vai ficar mais em conta com o AVLO, uma boa vantagem de viajar no trem de alta velocidade é a localização das estações, que ficam em bairros centrais tanto em Madrid quanto em Barcelona. Com isso, rola uma economia de tempo, já que os aeroportos são mais afastados, e de dinheiro para quem optar por táxi.

Recomenda-se chegar à estação de trem cerca de 15 minutos antes da viagem. Mas, para quem não conhece, sugiro 30 minutos de antecedência. O AVE é bastante pontual e você vai conseguir um lugar melhor para guardar a bagagem se chegar cedo.

Isso se estiver com uma mala grande. Se for pequena, coloque em cima do assento mesmo. Aliás, é possível levar até três malas, mas o peso total não pode passar de 25 quilos.

Tendo em vista que a estação de trem em Madrid (Atocha) fica na zona turística e a viagem leva aproximadamente 2h30, rapidinho você estará no centro de Barcelona – sem estresse de aeroporto, atrasos nem turbulências. Vale mesmo a pena.

Trem de alta velocidade é a melhor opção para Madrid-Barcelona

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.