Madrid aparece como segundo melhor destino da Europa em 2019

A Lonely Planet divulgou o seu Best in Europe 2019, lista sempre aguardada pelos viajantes de plantão, e Madrid (“com vigor renovado”) apareceu no segundo lugar. É, inclusive, a única cidade espanhola no ranking de melhores destinos do continente. Entre as justificativas para a presença de Madrid no topo da lista, os especialistas em viagem da Lonely Planet destacaram a intensa vida noturna da capital e a “aposta por uma vida sustentável”.

Lista completa #BestinEurope2019

O aumento de zonas para pedestres e ciclistas – como aconteceu na Gran Vía – e o sistema de aluguel de bicicletas ganharam espaço na publicação, bem como o esforço da prefeitura para reduzir a poluição. O bicentenário do Museo del Prado, instituição de arte mais importante da Espanha, também apareceu no texto.

Descubra por que Madrid está na moda

Bicentenário do Museo del Prado (Joana Tiso / Entre tapasy cañas)

A noite de Madrid (“sempre foi uma das melhores da Europa, mas não faz mais do que melhorar”) recebeu ainda mais destaque, em especial a Calle Ponzano, no bairro de Chamberí, “com sua fileira de bares” e sua hashtag própria nas redes sociais (#ponzaning).

Aliás, a Lonely Planet tem também uma lista com os melhores locais de Ponzano, misturando o clássico El Doble com algumas novidades que deram gás e fama para a região.

Esquina de tradição na Calle Ponzano (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Ponzano é, de fato, um dos destinos noturnos mais disputados de Madrid, principalmente pelos pijos, que seriam os mauricinhos do Brasil. São cerca de 50 bares em apenas um quilômetro de rua – abertos de segunda a segunda. Aqui um parêntese: esta não é a minha região boêmia favorita por aqui. Prefiro La Latina e Malasaña, por exemplo.

Cinco bairros boêmios em Madrid

Qualidade de vida

Vale lembrar que, no ano passado, Madrid ficou em sétimo lugar na lista da revista britânica MONOCLE com as melhores cidades do mundo para viver. Entre os motivos, a revista sublinhou a mescla cultural e a vibrante oferta de arte e de lazer por aqui. O critério usado pela MONOCLE é a qualidade de vida, incluindo aspectos como segurança, transporte público, tolerância etc.

Leia também:

12 motivos para amar Madrid
Programas imperdíveis em Madrid

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.