Vinho em Madrid: onde tomar e onde comprar

Espanha tem ótimos vinhos e os preços não costumam assustar. E Madrid, boêmia como sempre, tem belas e aconchegantes tabernas, onde o vinho é protagonista. Separei quatro locais que ficam em diferentes pontos da cidade e fazem sucesso por aqui. Eu costumo pagar entre 3 e 4,50 pela taça e, dependendo do lugar, é melhor pedir logo uma garrafa.

Taberna El Tempranillo

É uma ótima pedida para o combo vinhos e tapas (deliciosas), num ambiente simples e acolhedor. Esta é a taberna da lista que eu conheço melhor. O único inconveniente é que costuma ficar muito cheia. Está na Cava Baja, bem no coração de La Latina, o melhor bairro para quem quer conhecer os bares de Madrid.

Taberna Averías

Pequena e com decoração moderna, Averías tem uma carta de vinhos de respeito e costuma aparecer em todas as listas de melhores tabernas. Uma curiosidade: a casa serve o vinho apenas em taças. Fica na Calle Ponzano, que virou uma espécie de meca gastronômica da capital, com diversas opções de bares e restaurantes, um ao lado do outro (a maioria com preço salgado).

Taberna Arzábal Reina Sofía

Que tal unir arte e vinho? Se você for ao Museo Reina Sofía (aliás, imperdível), aproveite para provar um vinho da extensa carta da Taberna Arzábal. As jarras de sangria também fazem sucesso, principalmente entre os turistas. Só leve em conta que a terraza da casa é sempre muito disputada nos dias secos e quentes do verão.

Zalamero Taberna

Zalamero se apresenta como uma casa de vinhos com produtos de qualidade e bom atendimento. A taberna abriu há pouco mais de um ano no bairro Retiro, conhecido por oferecer bons restaurantes, e logo chamou a atenção. A carta de vinhos já é considerada uma das melhores de Madrid e as croquetas também têm boa fama.

Onde comprar

Três boas opções são Lavinia (alguns vinhos estão com desconto de até 40% no site ), Bodega Santa Cecília (há também produtos em oferta no site) e, como não, El Corte Inglés, onde você encontra basicamente tudo. Não precisa procurar muito: vá ao Corte Inglés que fica colado à Puerta del Sol e desça até o supermercado.

Lá tem uma seleção bem variada de vinhos e com preços simpáticos. Eu comprei um Pata Negra de 11 euros para o meu pai e ele gostou bastante.

FOTO EM DESTAQUE: site oficial da Taberna Averías

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.