13 programas aleatórios para curtir em Madrid agora

O blog tem muitas listas, como esta aqui, mas todo dia é dia de aproveitar Madrid. Então por que não uma nova lista? Desta vez, recomendo 13 programas aleatórios (e muito legais) para curtir na capital agora mesmo. Madrid é dessas cidades que te convidam a caminhar e se perder por seus bairros charmosos e divertidos. Com o calorão seco do verão, sugiro que você saia para bater perna de manhã, até umas 12h, e a partir das 21h.

Lembrando que, nesta época do ano, os dias são mais longos e o sol se põe lá para as 21h45 (💙).

Faça um tour alternativo por Madrid

Os passeios turísticos são de fato imperdíveis por aqui, mas é muito gostoso conhecer lugares que os locais costumam frequentar. Meu roteiro alternativo começa em La Latina e termina no Matadero, em Legazpi, passando também pelos centros culturais de Lavapiés – o bairro mais plural de Madrid.

Saiba mais!

Corralas de Lavapiés (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Curta os clichês espanhóis

Há quem prefira explorar os programas típicos do país anfitrião (mesmo que, em alguns casos, façam mais sucesso entre os turistas do que, de fato, com os locais). Se for o seu caso, vá a um bom espetáculo de flamenco, coma uma bela paella e tome uma sangria ou um tinto de verano numa das muitas terrazas de Madrid (mas deixe os churros com chocolate quente para os meses mais frios).

Saiba mais!

Cardamomo (site oficial)

Explore o centro histórico a pé

Parece muito para percorrer em um dia, mas as principais atrações turísticas de Madrid são vizinhas (Gran Vía, Puerta del Sol, Plaza Mayor, Plaza de la Villa, Palacio Real…) e é possível fazer praticamente tudo a pé – ou de metrô, pois estações não faltam no centro. Não sabe por onde começar? Então confira as sugestões do meu roteiro.

Saiba mais!

Plaza de la Villa (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Visite alguma exposição do bicentenário Prado

O Museo Nacional del Prado surgiu em 1819 como uma coleção particular e hoje é a instituição de arte mais importante da Espanha – e um dos museus mais relevantes do mundo. Para festejar seus 200 anos, o Prado preparou uma agenda especial com mais de 100 atividades. Destaque para a exposição “Velázquez, Rembrandt, Vermeer. Miradas afines en España y Holanda”, em cartaz até 29 de setembro.

Saiba mais!

Museo del Prado (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Percorra a nova Gran Vía e suba num de seus rooftops

A emblemática avenida presenciou momentos importantes da história da Espanha e sofreu muitas transformações ao longo dos seus mais de cem anos – inclusive agora, depois das obras, com calçadas maiores e mais espaço para bicicletas (e menos para carros). Caminhe sem pressa e curta seus lindos edifícios, que mantêm a arquitetura original, e seus rooftops secretos.

Saiba mais!

Picalagartos, rooftop do NH Collection Gran Vía (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Aproveite a madrugada de bar em bar

Vir a Madrid e não aproveitar seus bairros boêmios é um desperdício lamentável. A capital dorme tarde e tem uma vida noturna intensa. Não faltam opções de bares por aqui: para todos os bolsos e estilos. Portanto, siga minhas dicas e curta Madrid até o dia clarear.

Saiba mais!

TupperWare, em Malasaña (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Descubra os segredos de La Latina

Não tem como falar de bairro boêmio e não pensar em La Latina. É a zona mais boêmia de Madrid e também uma das melhores para desbravar a pé, curtindo suas ruelas medievais, suas praças etc. Um passeio imperdível de dia e de noite, principalmente aos domingos, logo depois do Rastro.

Saiba mais!

La Latina (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Siga a rota dos mojitos

O verão não está de brincadeira em Madrid. Por isso, água e mojito são fundamentais neste momento. Não se encontra mojito em todas as esquinas da capital, ainda mais dos bons, mas é uma bebida bem popular por aqui. No verão de 2017, que foi tão quente quanto o atual, eu percorri os bares de Madrid em busca dos meus mojitos favoritos (ufa).

Saiba mais!

El rincón de La Habana (Joana Tiso / Entre tapas y cañas) 

Caminhe pelas ruas politizadas e coloridas de Lavapiés

Para quem quer explorar a pluralidade de Madrid, sugiro um passeio a pé por Lavapiés, que acolhe imigrantes de todos os continentes (e é também um bairro boêmio). Segundo o Instituto de Estadística de la Comunidad de Madrid, ao menos 88 nacionalidades convivem no vibrante bairro, com destaque para países da África, América do Sul e Ásia.

Saiba mais!

Lavapiés (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Conheça Legazpi, bairro cheio de novidades

Legazpi está em todas as listas de lugares da moda atualmente. O bairro tem atrações imperdíveis, como o Matadero, e vem atraindo investimentos. No fim de 2017, a novidade foi o centro comercial Plaza Río 2. Para ir do Matadero ao shopping, é necessário cruzar o Parque Madrid Río, um dos mais agradáveis da capital (aproveite para alugar uma bicicleta pública).

Saiba mais!

Plaza Río 2 (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Passe um dia no centro cultural mais badalado de Madrid

O Matadero é um dos meus lugares favoritos em Madrid e parada obrigatória para quem vai a Legazpi. A capital reutiliza bem seus espaços obsoletos e o centro cultural é um desses casos. O local foi de fato um matadouro no início do século XX. Hoje abriga exposições, filmes (a Cineteca é linda), peças, cursos, eventos ao ar livre (shows e filmes durante o verão) etc. E você pode terminar o dia na terraza da Cantina, que é bem agradável e funciona apenas nos meses mais quentes.

Saiba mais!

Cineteca do Matadero (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Pare para admirar o céu de Madrid

O céu daqui é lindo a todo instante, mas fica especialmente maravilhoso quando ganha novas cores durante o pôr do sol. Como eu contei lá em cima, o verão de Madrid, apesar de muito abafado, traz de presente dias mais longos e alegres. Aproveite para curtir as vistas mais bonitas da capital durante o entardecer.

Saiba mais!

Parque de las siete tetas (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Visite um parque tranquilo e frequentado pelos locais

Madrid tem muitas áreas verdes. O parque mais central e famoso da cidade é o Retiro: lindo, enorme e de muito fácil acesso. Mas sobram opções. Se você busca lugares mais tranquilos, ainda mais depois de seguir esse tanto de dica do post, invista nos parques que ficam fora do centro e não fazem parte do roteiro de turismo.

Saiba mais!

El Capricho (Web Oficial de Turismo de Madrid)

E para fazer em agosto…

Assista a um jogo do Atlético no Wanda Metropolitano

O Atlético é o time que eu escolhi para torcer na Espanha. A torcida rojiblanca é animada e fiel. Você vai ver madrilenhos pequenos e bem velhinhos no estádio, que é de alto nível. A maioria vai aos jogos por uma vida inteira. Daquelas paixões que perpetuam nas famílias geração após geração. A temporada 2019-2020 começa em 18 de agosto (e já tem jogo do Atleti neste dia).

Saiba mais!

Wanda Metropolitano (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.