Uma vez por ano, cerca de duas mil ovelhas invadem Madrid e cruzam o seu centro – num caminho de ida e volta entre Casa de Campo e Plaza de Cibeles. Neste domingo, quando a Fiesta de la Trashumancia completou 25 anos, o trajeto foi ainda maior. As ovelhinhas chegaram até a Fuente de Neptuno, na metade do Paseo del Prado.
A Trashumancia (transumância em português) é o deslocamento sazonal de rebanhos às vésperas do inverno e do verão para locais que oferecem melhores condições e acontece na Espanha desde a Idade Média.
Na década de 90, a tradição entrou para o calendário oficial de Madrid, sempre no fim de outubro, quando começa a esfriar e as ovelhas saem das montanhas ao norte do país rumo ao sul. A capital fica com cara de interior por algumas horas e a caminhada ao lado dos bichinhos faz o maior sucesso.
E o melhor: em 2019 tem mais! =) Veja, no fim do post, a programação completa da próxima edição.






* Fotos Joana Tiso / Entre tapas y cañas.
Detalhes e horários da caminhada em 2019:
Dia 20 de outubro. O percurso começa às 10h30 na Casa de Campo e parte em direção à Plaza Cibeles, passando por Calle Mayor, Puerta del Sol, Calle de Alcalá e, finalmente, Plaza de Cibeles. A previsão é chegar à Cibeles por volta das 12h30.
9h – Saída dos galpões da Casa de Campo até a Puerta del Rey.
10h30 – Saída da Casa de Campo rumo à Plaza de Cibeles.
11h – Passa pela Calle Mayor.
12h – Passa pela Puerta del Sol e pega a Calle de Alcalá.
12h30 – Chega à Cibeles.
14h – Volta pelo mesmo caminho (Calle de Alcalá, Puerta del Sol, Calle Mayor e Cuesta de la Vega até a Casa de Campo).
1 comentário Adicione o seu