É comum vir a Madrid, mesmo que seja para estudar ou trabalhar, e emendar uns dias em Barcelona. As duas cidades são maravilhosas e merecem mesmo uma visita. Só que, uma vez em Barcelona, muita gente foca na rota de Gaudí (de fato imprescindível) e acaba deixando um monte de passeio legal fora do roteiro. Um desses programas que você precisa incluir na sua viagem é o Palau de la Música Catalana.

De Madrid a Barcelona: AVE é a melhor opção
Construído entre 1905 e 1908 e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997 (a única sala de concertos do mundo com este título), o Palau é um dos edifícios mais emblemáticos e bonitos do país – um ícone da arquitetura modernista no centro de Barcelona (obra do arquiteto Lluís Domènech i Montaner). O interior é tão lindo que chega a dar torcicolo!

O ponto alto da visita é a Sala de Concertos, grandiosa e impressionante – e com uma das melhores acústicas do mundo. Alguns dos maiores nomes da música clássica mundial passaram por lá. De quebra, você pode dar sorte de acompanhar o ensaio de algum concerto (rolou quando eu fui).
A varanda da Sala Lluís Millet, com colunas coloridas que dão profundidade ao espaço, é impactante também.

O tour pelo Palau dura 55 minutos. No início ou no fim, a casa apresenta um vídeo com imagens de shows que foram realizados por lá, como o do nosso Gilberto Gil. Aliás, veja a programação do Palau, que inclui espetáculos de flamenco, neste link.
A visita guiada não é lá muito barata (a tarifa individual básica custa 20 euros ou 16 euros com 21 dias de antecedência), mas foi uma dos passeios que mais me marcaram em Barcelona até hoje. Não está disponível em português, então você terá que escolher entre espanhol, catalão, inglês, francês e italiano. Hoje em dia há também a opção de visita livre, sem guia, por 17 euros.

Confira horários, preços e outras informações nesta página. Ou compre diretamente aqui.
Como chegar
Endereço: C/ Palau de la Música, 4-6.
Metrô: Urquinaona (L1, L4).
Ônibus: V15, V17, 45.
Prometo mais posts sobre Barcelona a partir de agora! 🙂