16 coisas para fazer em Madrid em 2019

Madrid carrega a fama de ser uma cidade que nunca dorme. As ofertas de lazer e cultura são sempre muito variadas e de tédio ninguém morre por aqui. Separei alguns dos melhores eventos que vão rolar na capital ao longo de 2019 para você já colocar na agenda. A lista tem também locais que estão na moda e que nem sempre entram no roteiro turístico.

É fundamental ficar ligado nos sites oficiais e, sempre que possível, comprar os ingressos antecipadamente. Nos festivais de música e nos jogos de futebol mais importantes, por exemplo, as entradas costumam esgotar num piscar de olhos.

Se você tiver sugestões de bons programas no ano que vem, fique à vontade para me escrever e mandar as suas dicas também. E, aos poucos, eu vou aumentando a lista.

Final da Champions League

O Wanda Metropolitano, nova casa do Atlético de Madrid, vai sediar o jogo mais esperado pelos europeus em 2019. Guarde a data: 1º de junho. Os ingressos serão vendidos a partir de março. O estádio, de alto nível, tem capacidade para 68 mil torcedores e conta com um metrô dentro de suas dependências.

finalchampionslogo

Mad Cool Festival

Madrid perdia feio para Barcelona quando o critério era festival de música. Nos últimos anos o negócio foi mudando e agora a capital tem também uma programação musical de dar inveja. O Mad Cool é um dos responsáveis por essa virada (talvez o grande responsável). O festival, que tem um line-up de respeito, vai para a quarta edição nos dias 11, 12 e 13 de julho, mais uma vez em Valdebebas-Ifema. The Cure é uma das bandas já confirmadas. Você pode garantir o seu lugar neste link!

Orgullo Gay 2019

Madrid é uma cidade que celebra a diversidade ano após ano e tem uma das festas LGBT mais famosas do mundo. O evento dura vários dias e conta com uma programação de rua animada. Se você estiver por aqui durante o Orgullo 2019, vai notar que a cidade fica tomada por bandeiras coloridas. De 27 de junho a 7 de julho (datas a confirmar) em Chueca, nosso bairro gay, e nas zonas próximas. Destaque para a corrida de salto alto, que é sempre divertida de se acompanhar.

Palacio de Cibeles (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Bicentenário do Museo del Prado

O Prado nasceu em 1819 como uma coleção particular e hoje é a instituição de arte mais importante da Espanha. Seu bicentenário será comemorado ao longo de um ano com uma programação para lá de especial. A exposição “Museo del Prado 1819-2019. Un lugar de memoria” inaugurou a série de eventos e fica em cartaz até 10 de março. Destaque também para a mostra “Velázquez, Rembrandt, Vermeer. Miradas afines en España y Holanda”, de 25 de junho a 29 de setembro.

Museo del Prado comemora 200 anos com calendário especial

prado200
Prado 200 anos (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Van Gogh, Da Vinci e companhia

Madrid costuma receber exposições de alto nível. Quem estiver por aqui em 2019, poderá ver de perto obras de gênios como Van Gogh (de 26 de dezembro a 26 de fevereiro no Círculo de Bellas Artes), Leonardo da Vinci (até 19 de maio em Palacio de las Alhajas e Biblioteca Nacional), Goya (a partir de 19 de novembro no Museo del Prado), Balthus (de 19 de fevereiro a 26 de maio no Museo Thyssen-Bornemisza) e Roy Lichtenstein (até 5 de janeiro na Fundación Canal de Isabel II).

Sala Equis

A Sala Equis confirma a minha tese de que Madrid reaproveita muito bem os seus espaços obsoletos. De repente algum lugar reaparece de forma surpreendente por aqui e o sucesso é instantâneo. A Sala Equis é um desses casos. Foi o último cinema da capital dedicado a filmes pornôs e agora é um cine-bar superbadalado. Fica ao lado da Plaza Tirso de Molina.

Joana Tiso / Entre tapas y cañas

Tabacalera

Para quem curte arte urbana, a Tabacalera é um programa imperdível. E é mais um dos locais de Madrid que foram reaproveitados de forma interessante. Antiga fábrica de tabaco, o espaço é hoje um centro social e cultural. O edifício está dividido em duas partes: uma delas coordenada pelo Ministério da Cultura e a outra autogerenciada pela comunidade. Fica em Lavapiés, pertinho do metrô Embajadores.

Arte, política e boemia no bairro multicultural de Madrid

Muro da Tabacalera
Muro da Tabacalera (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Matadero

Outro espaço reaproveitado com sucesso em Madrid. O Matadero leva este nome porque foi de fato um matadouro e mercado de gado no início do século XX. Hoje em dia abriga exposições, filmes, peças, cursos, eventos ao ar livre e muito mais. É um dos meus locais preferidos de Madrid e está em todas as listas do blog.

Motivos para visitar, frequentar e amar o Matadero

img_9704
Matadero em dia de show (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Dez anos do Gastrofestival

O maior festival gastronômico de Madrid completa uma década com a participação de mais de 450 estabelecimentos e instituições. Serão 19 dias de eventos culinários e culturais – de 23 de janeiro a 10 de fevereiro. O site oficial deve divulgar mais detalhes da décima edição em breve, então fique de olho.

DiverXO

Este é o único restaurante com três estrelas Michelin em Madrid. DiverXO fica no Hotel NH Collection Eurobuilding e é comandado pelo chef Dabiz Muñoz. Além dos menus deliciosos, a decoração chama a atenção. Como você deve imaginar, não é fácil conseguir mesa num restaurante tão concorrido e premiado. Tente fazer a reserva com bastante antecedência e saiba que não é uma experiência barata.

Jogo do Atlético de Madrid

Um turista desavisado pode se surpreender com o tamanho e o fanatismo da torcida rojiblanca, mas quem mora em Madrid sabe bem que o Atleti é o queridinho da capital. E agora está na moda entre os visitantes também. A década atual, com Diego Simeone no comando, é marcada por ascensão e títulos. Além disso, o clube se mudou há pouco tempo para um estádio mais moderno (Wanda Metropolitano). Este é, sem dúvida, um ótimo momento para ir a uma partida do Atlético. Compre sua entrada com alguma antecedência no site oficial do clube.

Por que ir aos jogos e torcer pelo Atleti

Jogo de Atleti na Champions (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Fiestas de San Isidro

A festa de San Isidro é a minha preferida em Madrid. Maio costuma ter dias de sol com temperaturas bem agradáveis. É o cenário perfeito para as comemorações ao ar livre em homenagem ao protetor da cidade. De 10 a 15 de maio em diferentes pontos da capital.

Festas de San Isidro, o padroeiro de Madrid

sanisidro1
Chulapas y chulapos (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Cabalgata de los Reyes

Na tradição espanhola, são os Reis Magos que trazem os presentes de Natal, no dia 6 de janeiro (feriado), e não o Papai Noel. A cidade para na véspera para acompanhar a Cabalgata de los Reyes, desfile que arrasta uma multidão para as ruas e gera mais expectativa do que Natal e Revéillon juntos. O trajeto começa na Plaza de San Juan de la Cruz e vai até a Plaza de Cibeles, passando por Paseo de la Castellana e Paseo de Recoletos (das 18h30 às 21h aproximadamente).

La fiesta de la trashumancia

As ruas do centro de Madrid são tomadas por aproximadamente 2 mil ovelhas a cada outono. La Fiesta de la Trashumancia é uma tradição na capital e acontece sempre no fim de outubro. Deve cair no dia 20 em 2019, mas volto aqui para confirmar a data.

Trashumancia ou quando as ovelhas invadem o centro de Madrid

img_1646
La Fiesta de la Trashumancia (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Amendoeiras

Entre as mais de 7.000 árvores do parque Quinta de los Molinos, há lindas amendoeiras, que se cobrem de flores brancas e rosas para receber a primavera. Se você vier a Madrid no fim de fevereiro ou no início de março, às vésperas da primavera, não deixe de registrar esta belezura pouco explorada pelos turistas.

Parques que os turistas não costumam visitar

Filmes ao ar livre

O verão de Madrid é quente e muito seco. Mesmo assim, é uma estação vivida ao ar livre. E um dos programas gostosos nos meses de calor é ver um filme a céu aberto – no Matadero, na Casa Encendida ou em Conde Duque, por exemplo.

Programas imperdíveis no Matadero durante o verão

img_0778-1
Matadero (Joana Tiso / Entre tapas y cañas)

Deixe uma resposta